A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, conhecida por ser transmitida pela picada do inseto “barbeiro” nas Américas. Na verdade, a transmissão ocorre através das fezes contaminadas desse inseto, que pode entrar em contato com os humanos por meio de sua picada ou pela ingestão de alimentos contaminados. Poucos sabem, porém, que a doença de Chagas também pode ser transmitida da mãe infectada para o bebê, e por transfusões de sangue e/ou transplante de órgãos sem o devido controle.
Por ser uma doença negligenciada, acabou caindo no esquecimento da sociedade e de políticas públicas, quase não havendo investimentos para enfrentá-la. Mas a doença de Chagas ainda é um sério problema de saúde pública.
A carência de sistemas de vigilância que notifiquem casos agudos e crônicos da doença de Chagas perpetua a invisibilidade das pessoas infectadas. Saber quem são e quantas são essas pessoas permite romper os anos de silêncio da doença, o que possibilita a mobilização de recursos para busca ativa de casos, para diagnosticar, tratar e interromper vias de transmissão ativas.